A ESCOLA, UM ESPAÇO/TEMPO DE DIFERENTES IDENTIDADES: IDENTIDADES LEGITIMADAS, CONTESTADAS, MARCADAS E SUBVERTIDAS...
Resumo
Este trabalho tem por objetivo averiguar como os docentes de uma escola estadual em Campo Grande-MS, do período noturno, lidam com as diferentes identidades que transitam no espaço escolar. A pesquisa teve caráter etnográfico, e os nomes dados aos professores são todos fictícios. Pauta-se num conjunto de autores que considera a escola como espaço de produção de identidades e diferenças. Observamos que os discursos produzidos socialmente carregam as marcas preconceituosas de uma alteridade produzida sobre o outro, como uma identidade contestada, marcada e negada. Os professores geralmente se posicionam como sujeitos que reproduzem representações estereotipadas sobre a diferença, reforçando a subalternidade e a associação inadequada entre diferença e inferioridade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .