A ESCOLA, UM ESPAÇO/TEMPO DE DIFERENTES IDENTIDADES: IDENTIDADES LEGITIMADAS, CONTESTADAS, MARCADAS E SUBVERTIDAS...

Autores

  • Carlos Igor de O. Jitsumori
  • José Licínio Backes

Resumo

Este trabalho tem por objetivo averiguar como os docentes de uma escola estadual em Campo Grande-MS, do período noturno, lidam com as diferentes identidades que transitam no espaço escolar. A pesquisa teve caráter etnográfico, e os nomes dados aos professores são todos fictícios. Pauta-se num conjunto de autores que considera a escola como espaço de produção de identidades e diferenças. Observamos que os discursos produzidos socialmente carregam as marcas preconceituosas de uma alteridade produzida sobre o outro, como uma identidade contestada, marcada e negada. Os professores geralmente se posicionam como sujeitos que reproduzem representações estereotipadas sobre a diferença, reforçando a subalternidade e a associação inadequada entre diferença e inferioridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-02-04

Como Citar

JITSUMORI, Carlos Igor de O.; BACKES, José Licínio. A ESCOLA, UM ESPAÇO/TEMPO DE DIFERENTES IDENTIDADES: IDENTIDADES LEGITIMADAS, CONTESTADAS, MARCADAS E SUBVERTIDAS... Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 12, n. 2, 2011. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/197. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos