Representações sociais e práticas: um olhar sobre o trabalho de professoras bem sucedidas
Resumo
Este artigo analisa as representações sociais de ciclos de aprendizagem de professoras bem sucedidas de forma a relacioná-las com suas práticas. Resulta de pesquisa qualitativa com 04 professoras da Rede Municipal do Recife. Utilizou-se como instrumentos de coleta observação e entrevista e para tratar o material recolhido. E lançou mão da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que as professoras de sucesso respeitam o tempo pedagógico; procuram tornar os conteúdos acessíveis e significativos aos alunos e mantém relações pautadas na afetividade. As professoras revelaram representações sociais positivas de escola, ciclos de aprendizagem e do trabalho que desenvolvem. Reafirma-se que as representações sociais são mais que enunciados sobre a realidade, elas são organizadoras e determinantes para as ações e práticas dos sujeitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .