Neoliberalismo, neoconservadorismo e educação:
o movimento “Escola sem Partido” para além do projeto de lei
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n3p551-565Resumo
No presente artigo, compreende-se o movimento “Escola sem Partido” dentro de um contexto mais amplo de determinação e reprodução da sociabilidade capitalista. Inicialmente, é discutida a aliança entre neoliberais e neoconservadores, passando à discussão da educação sob a égide desses ideários e, por fim, apresenta-se o movimento “Escola sem Partido” como suporte desse ideário no campo educacional. Conclui-se pela defesa de uma luta contra-hegemônica que supere a falsa separação entre educação, técnica e política, possibilitando aos professores o cumprimento de seu compromisso ao lado da classe trabalhadora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .