Os desafios e as possibilidades do trabalho docente com o aluno surdo na universidade
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n3p673-691Resumo
O artigo apresenta um estudo que objetivou analisar o trabalho docente frente aos processos de inclusão e de ensino e aprendizagem do aluno surdo na universidade, identificando os desafios enfrentados e as práticas utilizadas pelos professores. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada. Participaram 16 professores dos cursos de licenciaturas, que ministravam aulas para alunos surdos, em uma universidade de Campo Grande/MS. Para as análises utilizou-se a análise temática de conteúdo de Schütze. Os resultados apontam que os principais desafios enfrentados pelos professores dizem respeito ao planejamento e preparação das aulas com materiais pedagógicos diferenciados, à avaliação dos alunos surdos e à relação com os intérpretes da Língua Brasileira de Sinais. Também foi possível identificar experiências de mal-estar, vividas por esses docentes, por não conhecerem a Libras e por não conseguirem participar diretamente dos diálogos com os alunos surdos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .