Interações na rede de Políticas na Educação Infantil no Brasil e a produção do texto legal (2001-2015)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n3p893-916

Palavras-chave:

Educação infantil, Elaboração de políticas, Policy network

Resumo

O artigo apresenta uma problematização e análise sobre a elaboração em rede de documentos de políticas para a Educação Infantil no Brasil entre 2001e 2015, com revisão bibliográfica e análise documental. No estudo identificamos um espaço de abertura que se caracteriza como colaboração à concertação social, com multiplicidade de instituições de coletivos que acentua uma maior predominância de setores privados ao final do período analisado. Concluímos que houve uma democratização na elaboração de documentos para a área, uma vez propicia a direta correlação de forças dos interesses coletivos que integram as discussões, contudo, indicam um acolhimento a interesses da classe hegemônica burguesa pelas instituições privadas e de uma pauta internacional. Ainda, apreendemos que as diferentes colaborações por meio de redes os atores não estatais cooperam entre si e estabelecem interdependências, influenciando, assim, no processo e no conteúdo da política.

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Biografia do Autor

Camila Maria Bortot, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de Políticas Educacionais. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), na linha de Políticas e Gestão da Educação. Pedagoga pela UEM. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Realiza pesquisas na área da Educação, com enfoque em: Políticas Públicas, Política Educacional, Estado, Organismos e Organizações Internacionais, Infância, Gestão e Educação Infantil. 

Ângela Mara de Barros Lara, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992), doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Professora Associada. Aposentada da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

23-12-2020

Como Citar

BORTOT, Camila Maria; LARA, Ângela Mara de Barros. Interações na rede de Políticas na Educação Infantil no Brasil e a produção do texto legal (2001-2015). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 22, n. 3, p. 893–916, 2020. DOI: 10.22483/2177-5796.2020v22n3p893-916. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/3674. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda