Reflexões sobre o ato responsável nas narrativas de estágio curricular na formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id3833Palavras-chave:
formação de professores, narrativas docentes, estágio curricularResumo
Este artigo tem como pretensão discutir o processo de formação de professores pelo registro de narrativas de suas experiências em estágio curricular nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir do trabalho pedagógico realizado em 2015. A temática central é o papel das narrativas como forma de produção de conhecimento, em especial na construção de um processo de profissionalização ética e responsável do futuro professor. Assume-se o estágio curricular como espaço de vivência e implicação dos estudantes na sua futura profissão, numa visão de intrínseca relação entre teoria e prática. Os questionamentos centrais que eram realizados junto aos estudantes e que potencializaram a discussão deste artigo foram: Como, enquanto futuros professores, são pensados os posicionamentos em situações dilemáticas do cotidiano escolar? Como estão sendo compreendidos os princípios pedagógicos que se enredam nos processos formativos? Enfim, como estão se tornando professores? A partir de uma das narrativas construídas, há a articulação da ideia de como a escrita proporciona espaço para o reconhecimento do conhecimento construído sobre ser professor na dimensão da particularidade e na relação com a resposta necessariamente responsável dos sujeitos que vivem suas histórias.
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