A criatividade no novo contrato educativo para o século XXI
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4179Palavras-chave:
contrato educativo, criatividade, educação para o século XXI.Resumo
O objetivo do presente artigo é debater a educação para o século XXI por meio do diálogo entre a proposta de novo contrato educativo de Nóvoa (2009) e a criatividade. Inicia-se focalizando as pautas urgentes da educação para este século, ensejando a proposta do novo contrato educativo fundamentado em três premissas: educação como bem público, educação centrada na aprendizagem e no avanço do conhecimento e educação partilhada socialmente. Em seguida, discute-se a criatividade na educação, enfatizando o papel do pensamento divergente e flexível para fomentar uma educação mais dialógica e plural. Por fim, apresentam-se proposições elaboradas a partir do diálogo do novo contrato educativo com as contribuições da criatividade para o campo da educação. Conclui-se que a educação acolhedora, libertadora e partilhada precisará se apoiar na criatividade e na flexibilidade de pensamento, propiciando o avanço do conhecimento e abertura à pluralidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .