O jogo digital como recurso didático para problematizar espaços de educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4612Palavras-chave:
educação ambiental, jogo digital, recurso didático.Resumo
A pesquisa etnográfica aqui descrita originou um jogo didático digital a partir da investigação de algumas práticas de educação ambiental desenvolvidas no Instituto Federal de Santa Catarina campus São José - IFSC/SJ. O jogo foi criado a partir do estudo dos projetos de educação ambiental desenvolvidos na instituição e posteriormente selecionados, de observações realizadas no campus e de entrevistas com alguns participantes das propostas educativas. Dentre as diferentes ações e espaços de educação ambiental realizadas no IFSC/SJ, optou-se por apresentar no jogo quatro delas, por estarem relacionadas a diferentes espaços, contextos, sujeitos e níveis de ensino. Almeja-se que o jogo didático “O IFSC/SJ faz educação ambiental?”, apresentado neste estudo, seja atualizado constantemente, para dar visibilidade a outras práticas de educação ambiental realizadas na instituição. O jogo didático digital mostrou-se como uma forma lúdica de ensino e aprendizado, tornando acessíveis informações a respeito dos elementos que compõem os ambientes previamente selecionados, bem como os projetos a estes atrelados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Giselia Antunes Pereira, Humberto Cenachi Porto, Paula Alves de Aguiar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .