Apresentação Dossiê Temático
Downloads
Referências
ALVES, Nilda. Redes educativas 'dentrofora' das escolas, exemplificadas pela formação de professores. In: SANTOS, Lucíola; DALBEN, Ângela; DINIZ, Júlio; LEAL, Leiva (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: currículo, ensino de educação física, ensino de geografia, ensino de história, escola, família e comunidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 1-49.
ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019.
ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho: os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: GARCIA, Alexandra; OLIVEIRA, Inês Barbosa (org.). Nilda Alves: praticantepensante de cotidianos. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 133-152.
ALVES Nilda; ANDRADE, Nivea; CALDAS, Alessandra Nunes. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos – após muitas ‘conversas’ acerca deles. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SUSSEKIND, Maria Luiza; PEIXOTO, Leonardo Ferreira (org.). Estudos do cotidiano, currículo e formação docentes: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019. p. 19-45.
CALDAS, Alessandra; AGUEDA, Izadora; ALVES, Nilda. Roteiros imprevisíveis na internet de um texto sobre cinema e currículos. Revista Entreideias, Salvador, v. 6, n. 1, p. 113-131, jan./jun. 2017.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014. v.1.
DELBONI, Tânia M. Z. G. F.; RAMOS, Andreia Teixeira. A invisibilidade do professor em tempos de pandemia: que vida grita? Boletim da ANPED, Rio de Janeiro, 6 out. 2020. Disponível em: https://anped.org.br/news/invisibilidade-do-professor-em-tempos-de-pandemia-que-vida-grita-colaboracao-de-texto-por-tania. Acesso em: 20 out. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos e pesquisas com os cotidianos: o caráter emancipatório dos currículos ‘pensadospraticados’ pelos ‘praticantespensantes’ dos cotidianos das escolas. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães (org.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis: DP et Alli, 2012. p. 47-70.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nilda Alves, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni, Andreia Teixeira Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .