Apresentação Dossiê Temático

Autores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Nilda ALVES, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pesquisadora emérita pela FAPERJ, com exercício na UERJ, no ProPEd - Programa de Pós-Graduação em Educação/EDU/Maracanã e no Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais – FFP/São Gonçalo (RJ). Pesquisadora 1 A/CNPq. Líder do GRPesq ‘Currículos, redes educativas, imagens e sons’. Membro fundador do Laboratório Educação e Imagem/UERJ.

Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Com-Versações com a Filosofia da Diferença em currículos e formação de professores” (PPGE/UFES).

Andreia Teixeira Ramos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em educação pelo Programa de Pós-graduação em educação da Universidade de Sorocaba (Uniso/PPGE/Capes). Atua como professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Territórios de Aprendizagens autopoiéticas” (CNPq) e do Projeto de ensino, pesquisa e extensão “Narradores da Maré do Centro de Educação da Ufes.

Referências

ALVES, Nilda. Redes educativas 'dentrofora' das escolas, exemplificadas pela formação de professores. In: SANTOS, Lucíola; DALBEN, Ângela; DINIZ, Júlio; LEAL, Leiva (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: currículo, ensino de educação física, ensino de geografia, ensino de história, escola, família e comunidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 1-49.

ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019.

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho: os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: GARCIA, Alexandra; OLIVEIRA, Inês Barbosa (org.). Nilda Alves: praticantepensante de cotidianos. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 133-152.

ALVES Nilda; ANDRADE, Nivea; CALDAS, Alessandra Nunes. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos – após muitas ‘conversas’ acerca deles. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SUSSEKIND, Maria Luiza; PEIXOTO, Leonardo Ferreira (org.). Estudos do cotidiano, currículo e formação docentes: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019. p. 19-45.

CALDAS, Alessandra; AGUEDA, Izadora; ALVES, Nilda. Roteiros imprevisíveis na internet de um texto sobre cinema e currículos. Revista Entreideias, Salvador, v. 6, n. 1, p. 113-131, jan./jun. 2017.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014. v.1.

DELBONI, Tânia M. Z. G. F.; RAMOS, Andreia Teixeira. A invisibilidade do professor em tempos de pandemia: que vida grita? Boletim da ANPED, Rio de Janeiro, 6 out. 2020. Disponível em: https://anped.org.br/news/invisibilidade-do-professor-em-tempos-de-pandemia-que-vida-grita-colaboracao-de-texto-por-tania. Acesso em: 20 out. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos e pesquisas com os cotidianos: o caráter emancipatório dos currículos ‘pensadospraticados’ pelos ‘praticantespensantes’ dos cotidianos das escolas. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães (org.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis: DP et Alli, 2012. p. 47-70.

Publicado

2022-12-01

Como Citar

ALVES, Nilda; DELBONI, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera; RAMOS, Andreia Teixeira. Apresentação Dossiê Temático . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022036, 2022. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/4851. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Dossiê - Práticas pedagógicas cotidianas em currículos com o cinema, suas narrativas, imagens e sons: outros modos de ‘aprenderensinar’