Mapa conceitual enquanto diagrama na perspectiva da semiótica peirceana
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4924Palavras-chave:
diagrama, mapa conceitual, analogia.Resumo
O tema deste artigo está na interface educação/semiótica peirceana, o que implica tratar as disciplinas escolares como modalidades de linguagens, como sistemas de signos, e o processo/aprendizagem como aquele que envolve a ação de signos e um aprendiz como intérprete de tais signos. Neste contexto, com o objetivo de explicitar o potencial do mapa conceitual para a cognição, apresentamos um estado da questão para pesquisas sobre tal modalidade de representação e aspectos da origem da noção de mapa conceitual; em seguida, tratamos deste enquanto diagrama, na perspectiva peirceana; explicitamos os três tipos de analogia propostos por Deleuze quando dos seus estudos sobre diagrama e, por fim, refletimos sobre o potencial do mapa conceitual para suscitar cognições. A importância para a educação está no fato de vincularmos o pensamento via mapas conceituais aos tipos de analogia, que permite ir para além de interpretações advindas da psicologia.
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