Ética e responsabilidade na pesquisa educacional
honestidade intelectual e ciência como solidariedade
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5154Palavras-chave:
ética, pesquisa científica, honestidade intelectual.Resumo
Em um contexto marcado por manipulações, negacionismo e contínuos ataques à ciência, a temática da ética, reponsabilidade na pesquisa e da honestidade intelectual dos pesquisadores eleva sua importância. Nesse sentido, este artigo de caráter bibliográfico aborda o tema da ética e responsabilidade na pesquisa científica focalizando a questão da honestidade intelectual. A problemática balizadora de nossas reflexões interroga em que medida a honestidade intelectual impacta nos processos e resultados relacionados à pesquisa científica e mais especificamente na área educacional e seus desdobramentos na sociedade? Assim, o objetivo desse estudo é problematizar a questão da ética e responsabilidade na pesquisa científica e mais especificamente no campo educacional tendo em vista os impactos da honestidade intelectual e seus desdobramentos sociais. A perspectiva metodológica adotada é a da hermenêutica e os aportes teóricos consideram principalmente as contribuições de pensadores contemporâneos que abordam a questão ética e suas implicações sociais. Os resultados indicam que a honestidade intelectual e o compromisso com o mundo são fundamentais no trabalho científico para que se possa propor soluções para problemas reais que a sociedade demanda com vistas à promoção de um mundo melhor para todos e não apenas para alguns eleitos.
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