Método de ensino e o efeito no desenvolvimento cognitivo e afetivo de estudantes de contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5262Palavras-chave:
role-play , método de ensino, quase-experimento.Resumo
Na busca por uma educação de qualidade, os professores buscam estratégias que estimulem o aprendizado, motivem e ajudem no desenvolvimento dos alunos. Nesse sentido, este estudo se propõe a analisar se o uso da técnica de ensino de dramatização (role-play), como ferramenta complementar para a resolução de exercícios de aula, é capaz de influenciar o nível de desenvolvimento cognitivo e afetivo dos estudantes de contabilidade, auxiliando na construção do conhecimento. Para atingir esse objetivo, foi realizado um quase-experimento com alunos do 4º semestre do curso de Contabilidade de uma Instituição Federal, avaliando o desenvolvimento cognitivo e o afetivo alcançado, com base na taxonomia de Bloom. Os resultados mostram que o uso da dramatização proporcionou um nível mais profundo de aprendizado, além de contribuir para a motivação estimulando a comunicação e a reflexão nos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .