O acesso das pessoas indígenas ao ensino superior para garantia dos direitos da personalidade e suas dificuldades de permanência
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5309Palavras-chave:
educação, pessoas indígenas, políticas públicas.Resumo
O estudo traz uma apresentação do acesso das pessoas indígenas ao ensino superior para garantia de direitos fundamentais e as dificuldades para a permanência até a formação final. Consideram-se as cotas indígenas para ingresso ao ensino superior uma das principais ações afirmativas e avanço em matéria de democratização da educação. Em perspectiva crítica, objetiva-se mostrar que a dificuldade na permanência das pessoas indígenas na universidade impede a eficácia e resultado das cotas étnico-sociais e o pleno exercício dos direitos da personalidade. Utilizou-se o método de pesquisa hipotético-dedutivo, com abordagem da literatura acerca do tema em livros, artigos científicos e demais documentos aptos ao desenvolvimento da pesquisa. Os resultados sugerem que as cotas para pessoas indígenas no ensino superior são relevantes para o acesso, mas insuficientes para garantir a igualdade na educação superior, dada a dificuldade de permanência e efetiva formação, com limitação dos direitos das pessoas indígenas.
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