Educação Ambiental Popular
possibilidade metodológica para problematização de questões socioambientais no Igarapé da Fortaleza/AP
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5331Palavras-chave:
questões socioambientais, possibilidade metodológica, educação ambiental popular.Resumo
Este artigo derivou da pesquisa realizada para dissertação de mestrado – apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED/Unifap) em 2019. Instigada pelo objetivo geral de analisar se a Educação Ambiental Popular, como possibilidade metodológica, pode contribuir para a problematização das questões socioambientais no Igarapé da Fortaleza; a pesquisa teve como arrimo os métodos histórico e dialético e se pautou na abordagem qualitativa. Dentre os resultados, a pesquisa apontou que as questões socioambientais no Igarapé da Fortaleza resultam da ocupação desordenada daquele espaço, a despeito de estar situado em uma Área de Proteção Ambiental. Além disso, a prática pedagógica realizada com os moradores se apresentou como uma alternativa viável para desvelar situações, muitas vezes, invisibilizadas pela própria comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .