Professores que ensinam Matemática
reflexões sobre grupo colaborativo e formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5342Palavras-chave:
grupos colaborativos, formação continuada de professores que ensinam Matemática, ensino superior.Resumo
O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, com delineamento de estudo de caso, que investigou desafios e perspectivas da constituição de um grupo colaborativo como espaço de formação continuada de professores que atuam no Ensino Superior. Foi desenvolvida de 2018 a 2020 a partir de reuniões realizadas com o grupo de participantes e de atividades, fundamentadas em seus interesses e necessidades formativas. Para a coleta de dados, foram utilizados questionário, observação participante, ocorrida em encontros presenciais e pelo Google Meet, e diálogos estabelecidos em um grupo de WhatsApp. A Análise Textual Discursiva e a triangulação foram empregadas na análise dos dados. Ainda que o grupo colaborativo não tenha se constituído efetivamente, dadas as condições adversas de trabalho dos participantes, foi propiciado um espaço de formação continuada com reflexos positivos em sua prática docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .