Professores que ensinam Matemática

reflexões sobre grupo colaborativo e formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5342

Palavras-chave:

grupos colaborativos, formação continuada de professores que ensinam Matemática, ensino superior.

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, com delineamento de estudo de caso, que investigou desafios e perspectivas da constituição de um grupo colaborativo como espaço de formação continuada de professores que atuam no Ensino Superior. Foi desenvolvida de 2018 a 2020 a partir de reuniões realizadas com o grupo de participantes e de atividades, fundamentadas em seus interesses e necessidades formativas. Para a coleta de dados, foram utilizados questionário, observação participante, ocorrida em encontros presenciais e pelo Google Meet, e diálogos estabelecidos em um grupo de WhatsApp. A Análise Textual Discursiva e a triangulação foram empregadas na análise dos dados. Ainda que o grupo colaborativo não tenha se constituído efetivamente, dadas as condições adversas de trabalho dos participantes, foi propiciado um espaço de formação continuada com reflexos positivos em sua prática docente.

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Biografia do Autor

Monica Fürkotter, Universidade do Oeste Paulista

Doutorado em Ciências (Matemática) pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos. Mestrado em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos. Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Docente aposentada da Unesp, Campus de Presidente Prudente. Atualmente, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). 

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Publicado

29-08-2024

Como Citar

FÜRKOTTER, Monica. Professores que ensinam Matemática: reflexões sobre grupo colaborativo e formação continuada. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024030, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5342. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5342. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda