INDICADORES DE INCLUSÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE DOS MULTILETRAMENTOS PROPICIADOS EM REDES SOCIAIS ONLINE A PARTIR DA ÓTICA DO POSICIONAMENTO

Autores

  • Liliana M. Passerino

Resumo

Pesquisas desenvolvidas desde 2006 pelo nosso grupo mostram que socialização on-line pode ser um fator de inclusão social via Tecnologia de Informação e de Comunicação (TIC). O nível e grau de sucesso desta inclusão é algo ainda pouco mensurável. Embora existam alguns indicadores para medir a exclusão digital, em geral tais indicadores se embasam na lógica do capital e da produtividade. Nosso objetivo é delimitar o conceito de inclusão digital em termos de multiletramentos e apresentar um indicador construído a partir de uma pesquisa netnográfica com um grupo de sujeitos idosos participantes de uma comunidade online. Nesse estudo encontramos indícios, a partir do Interacionismo Simbólico, emergentes na análise de práticas culturais de multiletramento que apontam para o uso do posicionamento dos atores num espaço digital/virtual, como elemento central para compreender novas práticas culturais. A pesquisa encontra-se em desenvolvimento desde 2009 e permite, a partir da análise dos dados coletados, compreender mudanças de posicionamento na medida em que atores se apropriam de novas práticas culturais promovidas pela inserção numa comunidade virtual. Tais mudanças correlacionam-se com mudanças cognitivas e sociais e na representação social dos próprios sujeitos e do grupo ao se apropriarem das práticas culturais promovidas nas redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliana M. Passerino

Downloads

Como Citar

PASSERINO, Liliana M. INDICADORES DE INCLUSÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE DOS MULTILETRAMENTOS PROPICIADOS EM REDES SOCIAIS ONLINE A PARTIR DA ÓTICA DO POSICIONAMENTO. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 13, n. 2, 2012. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/687. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos