INDICADORES DE INCLUSÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE DOS MULTILETRAMENTOS PROPICIADOS EM REDES SOCIAIS ONLINE A PARTIR DA ÓTICA DO POSICIONAMENTO

Autores

  • Liliana M. Passerino

Resumo

Pesquisas desenvolvidas desde 2006 pelo nosso grupo mostram que socialização on-line pode ser um fator de inclusão social via Tecnologia de Informação e de Comunicação (TIC). O nível e grau de sucesso desta inclusão é algo ainda pouco mensurável. Embora existam alguns indicadores para medir a exclusão digital, em geral tais indicadores se embasam na lógica do capital e da produtividade. Nosso objetivo é delimitar o conceito de inclusão digital em termos de multiletramentos e apresentar um indicador construído a partir de uma pesquisa netnográfica com um grupo de sujeitos idosos participantes de uma comunidade online. Nesse estudo encontramos indícios, a partir do Interacionismo Simbólico, emergentes na análise de práticas culturais de multiletramento que apontam para o uso do posicionamento dos atores num espaço digital/virtual, como elemento central para compreender novas práticas culturais. A pesquisa encontra-se em desenvolvimento desde 2009 e permite, a partir da análise dos dados coletados, compreender mudanças de posicionamento na medida em que atores se apropriam de novas práticas culturais promovidas pela inserção numa comunidade virtual. Tais mudanças correlacionam-se com mudanças cognitivas e sociais e na representação social dos próprios sujeitos e do grupo ao se apropriarem das práticas culturais promovidas nas redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Liliana M. Passerino

Como Citar

PASSERINO, Liliana M. INDICADORES DE INCLUSÃO DIGITAL: UMA ANÁLISE DOS MULTILETRAMENTOS PROPICIADOS EM REDES SOCIAIS ONLINE A PARTIR DA ÓTICA DO POSICIONAMENTO. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 13, n. 2, 2012. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/687. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos