Dossiê - Tecnologias e acessibilidade na educação presencial, a distância e remota: para ressignificar uma escola inclusiva

23-08-2024

Chamada aberta de outubro de 2024 a março de 2025.

A Quaestio: Revista de Estudos em Educação celebra parceria com o VIII Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA), o VI Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD) e o I Seminário Internacional do PROFEI (SIPROFEI), que ocorre em dezembro de 2024 em Presidente Prudente/SP. Nesse sentido, abre chamada para autores de trabalhos aprovados no evento, para comporem o dossiê “Tecnologias e acessibilidade na educação presencial, a distância e remota: para ressignificar uma escola inclusiva”, coerente com o tema dos eventos.

A proposta deste dossiê é enfatizar a publicação de trabalhos em dois principais eixos: tecnologias e acessibilidade, voltadas à educação, com foco em reflexões sobre como desejamos que seja uma escola inclusiva ressignificada. Nenhuma tecnologia ou solução pode ser considerada como “coringa”, como se melhorasse qualquer contexto escolar. Quanto “mais ferramentas e mais possibilidades de interação, mais relevante é o educador que, intencional e pedagogicamente, consegue selecionar o(s) recurso(s) mais indicado(s) para o tema em estudo, para os estudantes de determinada turma, em determinado contexto educacional” (Oliveira, 2022, p. 75).

Sob essa perspectiva, são bem-vindos temas como - mas não restritos - a:

  • Educação a Distância, remota e híbrida: práticas, políticas e perspectivas;
  • Tecnologias assistivas e tecnologias digitais para uma escola inclusiva;
  • Inclusão e acessibilidade nos diversos níveis e modalidades de ensino;
  • Metodologias de ensino, materiais didáticos e avaliação com tecnologias na educação.

Solicitamos aos interessados em submeter trabalhos que se atentem às  Regras para Submissão  e ao template disponibilizado no site da revista, inclusive com relação ao escopo da mesma, assim como aos tipos de trabalhos aceitos e o interstício entre submissões de um mesmo autor.

O texto completo deve ser submetido já com as correções e sugestões efetuadas pelos pareceristas do evento, com a devida menção ao trabalho apresentado no mesmo. Em Comentários ao Editor, informar que se trata do presente dossiê.

Caso o trabalho não tenha sido apresentado no evento, ele passará pelo processo de avaliação de pares da revista. Na submissão, nestes casos, também pedimos que indiquem que se trata de submissão referente ao dossiê.

O dossiê é coordenado por:

Profa. Dra. Daniela Barros (Universidade Aberta, Portugal)

Profa. Dra. Cícera Aparecida Lima Malheiro (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – Unesp, Brasil)

Profa. Ma. Daniela Jordão Garcia Perez (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – Unesp, Brasil)

Referência

OLIVEIRA, E. T. Como escolher tecnologias para educação a distância, remota e presencial. São Paulo: Blucher, 2022.