Subsídios à reflexação: a formação do educador infantil em questionamento.
Abstract
Este estudo tem por objetivo focalizar a formação dos profissionais da educação infantil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, gerada pela Constituição Federal de 1988, promulgada em dezembro de 1996, coloca a educação infantil como a primeira etapa da educação básica. A formação dos professores de educação infantil para o atendimento adequado à faixa etária atendida neste segmento passa a ser uma das preocupações mais abrangentes dos pesquisadores da área. Buscou-se examinar - por meio de cartas, entrevistas e observações - a trajetória de 32 professores da educação infantil, atuantes em escolas infantis da rede privada e pública de Sorocaba, com análises críticas das suas concepções e atuações. As considerações finais apontam a necessidade de priorizar um trabalho permanente de qualificação dos educadores infantis que tome as práticas cotidianas como referência, favorecendo a reflexão sobre o fazer pedagógico e estimulando a busca e o compromisso pela autoformação.Downloads
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