Anísio Teixeira e a Doutrina do Nacional-desenvolvimentismo
Abstract
As concepções dependentistas e desenvolvimentistas da educação, expressas nas formulações teóricas de Anísio Teixeira sobre o papel da educação escolar no processo de reconstrução da sociedade brasileira a partir de 1930, são o foco de interesse deste trabalho. Nele, procura-se demonstrar como as relações de poder foram sendo tecidas naquele processo. No período histórico em questão, o Brasil consolidava o capitalismo em bases concorrênciais, enquanto os centros hegemônicos do sistema consolidavam um outro estágio de desenvolvimento - monopolista e imperialista. No processo de construção de sua hegenomia, a burguesia nacional instrumentalizou o Estado, sem, contudo, deixar de cimentar sua dominação no âmbito da sociedade civil. Nesse sentido, a ideologia do nacional-desenvolvimentismo foi um dos instrumentos pelos quais ela buscou o consenso necessário à realização do seu projeto de desenvolvimento econômico para o País. Os desdobramentos dessa ideologia na educação - a crença na formação dos homens necessários ao desenvolvimento e, em última instância, à própria constituição da Nação - permitiu-lhe negociar a escola pública com seus antagonistas e opositores. O projeto de desenvolvimento econômico que elaborara para o País - dependente e associado ao capital estrangeiro - prescindia do modelo de escola pública formulado por Anísio Teixeira. Dele se utilizou, entretanto, para articular sua dominação. Assim procedendo, converteu a educação em espaço privilegiado de construção de sua hegemonia.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .