A "Educação do cidadão" na obra de Thales Castanho de Andrade
Abstract
Analisam-se obras do escritor Thales Castanho de Andrade, identificando nessas uma concepção de “educação do cidadão” fundada num ideal de civismo e brasilidade. Foram pesquisadas as obras “A Filha da Floresta” e “Ensinando a Constituição”. Na análise dos dados, consideraram-se as categorias: exaltação dos patrimônios nacionais, materiais, morais ou culturais; uma identidade e uma moral nacional idealizada como urbana e de classe média, mas apoiando o movimento “ruralismo pedagógico”, e a necessidade do esclarecimento científico e da modernização do país. Conclui-se que podem ser identificados elementos de formação quanto a um modo ideal de ser brasileiro; o consenso em torno a essa “identidade nacional” seria de fundamental importância no escamotear das diferenças sociais existentes na sociedade brasileira à época.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .