Considerações Sobre Processo de Produção Capitalista e a Precarização do Trabalho Docente na Escola
Abstract
O objetivo desse texto foi investigar, resumidamente, as reformas educacionais de trabalho docente e como essas vêm sendo submetidas às mudanças das novas formas de produção bem como as suas implicações para o trabalho docente na escola. O procedimento de análise foi bibliográfico de cunho histórico/analítico descritivo, com a finalidade de investigar algumas das discussões já existentes sobre a temática e apontar alguns outros caminhos de pesquisa. Essa preocupação centra-se na crise do binômio fordismo/taylorismo e os novos procedimentos na organização produtiva/tecnológica no período caracterizado pela crise estrutural do capital cujo início foi a partir dos anos 70. Verificou-se através das discussões sobre a reforma educacional seu impacto na escola e no trabalho doente quanto a sua precarização. Por fim, verificou as mudanças nas formas de trabalho docente que do ponto de vista histórico, volta-se para o exercício do trabalho unilateral visível em todos os níveis educacionais e suas modalidades. A escola assume um pragmatismo técnicocientífico da especialização em que fragmenta e precariza o trabalho docente de um lado e promove a especialização para o mercado de trabalho de outro.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .