CRIANÇAS EM PROCESSO INICIAL DE ESCOLARIZAÇÃO E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESCOLA
Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais de escola das crianças em processo inicial de escolarização. A Teoria das Representações Sociais constituiu-se como referencial teórico para o estudo. Participaram 60 crianças do 1º ciclo de aprendizagem de escolas municipais de Recife-PE. O desenho foi utilizado como procedimento de coleta de dados e a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2004), foi a técnica que guiou a análise. Os resultados apontam que a escola é um espaço supervalorizado, promessa de melhoria da qualidade de vida. A instituição está ancorada como um local que confere os conhecimentos demandados pelo mercado de trabalho, fonte de superação e reconhecimento social, mesmo com as dificuldades e limites que apresenta.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .