Violência e Negociação Entre os Atores no Cotidiano das Escolas Públicas de Araçoiaba da Serra/SP
Abstract
A pesquisa examina a violência nas instituições escolares, conceitua negociação e postura interdisciplinar, contempla um estudo sobre as violências concreta, simbólica e intermediária, produzidas no cotidiano das instituições escolares públicas de ensino fundamental e médio no município de Araçoiaba da Serra-SP. Destacamos as violências reproduzidas pela escola e seus agentes – professores, diretores, alunos e funcionários. Partimos do pressuposto que não existe uma violência, mas um conjunto de violências que precisa ser contextualizado. Nucleada por abordagens interdisciplinares, a pesquisa se propõe a examinar a habilidade dos atores do cenário escolar em negociar com os atos de violências no ambiente escolar. Bourdieu, Charlot, Foucault, Maffesoli constituem fortes referenciais teóricos metodológicos; Tocqueville subsidia nossas reflexões a partir da concepção que conflitos são inerentes a qualquer organização social e, sempre existiram formas pacíficas de encaminhamento de soluções. Portanto, a violência é passível de negociação. Na pesquisa, discutimos a dificuldade da conceituação sobre violências concreta, simbólica e intermediária, pois se trata de um termo polissêmico, e defendemos que toda e qualquer forma de violência deve ser contextualizada, sob pena de incidirmos numa limitação conceitual. Examinamos os resultados dos questionários aplicados nas treze escolas públicas do município de Araçoiaba da Serra - SP e as certezas provisórias apontaram que existe negociação com os atos de violências ocorridos nas escolas, contrariando a tese de que as instituições escolares no Brasil se utilizam de corretivos violentos (medidas disciplinares) no trato com a violência.Downloads
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