A EDUCAÇÃO E A URBANIZAÇÃO NA DÉCADA DE 1910: DE JOSÉ BARBOZA GONÇALVES A CYPRIANO CORRÊA BARCELLOS
Abstract
O presente artigo aborda a gênese do discurso educacional nos Relatórios Intendenciais da cidade de Pelotas, apresentados por José Barboza Gonçalves e Cypriano Corrêa Barcellos. Acredita-se que inserido em um contexto de modernização urbana, o tema da instrução tenha ganhado espaço nas páginas apresentadas pelos intendentes. Para a realização deste trabalho, utilizou-se os Relatórios Intendenciais apresentados na década de 1910, bem como realizou-se uma revisão bibliográfica com o intuito de embasar esta pesquisa. Os autores mencionados foram: Saviani, Tambara, Corsetti, Stephanou, Amaral, Vanti, Hisldorf, Bencostta, entre outros.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .