Os processos de reestruturação neoliberal e a relação escola e currículo
Abstract
Este texto é fruto de reflexões que estão sendo produzidas em dissertação de mestrado, que visa investigar a relação escola e currículo a partir da reforma educacional dos anos de 1990, que institui “novas” práticas educativas para as quais a escola é tomada como signo, a fim de responder propostas de desenvolvimento econômico e social. Alguns questionamentos norteiam tal investigação, a saber: que desenho de escola esta relação esboça? Como se opera a relação escola, conhecimento na perspectiva dos documentos curriculares? A busca por respostas está orientada pela hipótese de que as reformas curriculares produzidas na década de 1990 como expressões do neoliberalismo econômico, amplamente difundido no século XX, intencionavam operar mudanças na educação, consequentemente, na escola, orientadas por teses do enfrentamento da desigualdade, da diferença numa tentativa de redesenho da escola para todos, centrada na distribuição de conhecimento.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .