POLÍTICAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O CASO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE
Abstract
Este trabalho discute as perspectivas que se abrem no processo de construção
e ‘implementação’ de políticas públicas para a formação profissional, tomando como eixo o Programa da Residência Multiprofissional em Saúde. Este Programa propõe a capacitação de profissionais da saúde, com exceção da área médica, tendo sido apresentado como estratégia de reorientação da atenção básica em saúde para a implantação/reorganização de serviços públicos embasados na lógica do Sistema Único de Saúde - SUS. Trabalhou-se com a pesquisa documental e com a análise dos problemas enfrentados na saúde. As principais conclusões apontam para três eixos: o primeiro diz respeito à importância da efetivação de políticas de educação permanente em saúde. No segundo eixo, evidencia-se a falta de políticas públicas que assegurem a formação profissional no Brasil, no modelo da pós graduação lato sensu. O terceiro refere se à estratégia de efetivação do SUS através do Programa da Residência. Questiona-se, com base nesses eixos, se a indução de políticas públicas com interferência direta no modelo educacional vai contribuir para o aprimoramento da formação profissional na perspectiva da educação permanente, ou se é mais uma estratégia para estruturar a rede de saúde através da oferta de um campo de trabalho precarizado para os profissionais da saúde.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .