Inclusão de deficientes no ensino superior: o trabalho docente frente ao processo de inclusão
Abstract
Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre o trabalho docente e a inclusão de pessoas com deficiência em instituições de Ensino Superior na cidade de Sorocaba. Os resultados apontam que, de maneira geral, as ações institucionais são individualizadas a partir dos tipos de deficiência, e não apresentam claramente ações orientadoras aos docentes. Quanto aos docentes, eles valorizaram a relação com deficientes, relatando que a experiência acrescentou-lhes novas formas de vivenciar a docência. Foi possível também identificar, uma sobrecarga de trabalho, à medida que é necessário atender o aluno subjetivamente. Na amostra estudada a inclusão desses deficientes no Ensino Superior interferiu positivamente no trabalho docente, porém, é urgente pensar em ferramentas de suporte para políticas educacionais inclusivas, ampliando as ações para além dos esforços individuais.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .