LAPTOP NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM: MEIO DE MEDIAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
Abstract
Esse trabalho tem como objetivo geral analisar as concepções de três professoras sobre o uso dos
laptops em uma escola municipal de tempo integral. Devemos atentar para o fato de que esta escola é considerada como precursora no uso do laptop individual (um laptop por aluno) no primeiro ano do ensino fundamental na rede municipal de educação de Campo Grande/MS. A metodologia de investigação adotada neste trabalho é o modelo de uma pesquisa qualitativa, pois busca compreender os significados que os sujeitos atribuem às suas ações. As três professoras do primeiro ano do ensino fundamental dessa escola participaram de reuniões virtuais e presenciais em que compartilhamos momentos de reflexão sobre o processo de ensino e de aprendizagem mediado por laptops evidenciando suas concepções acerca do tema em foco. Além disso, elas responderam um questionário online com perguntas semi-estruturadas sobre o uso dos laptops em suas práticas docentes. Como resultado, as professoras expressaram que concebem o uso dos laptops como muito mais do que uma mera ilustração no contexto educacional, mas como um meio de mediação e de produção de conhecimentos e isto deve ser explorado na formação docente. Além disso, elas evidenciam a necessidade de problematizar situações, de promover a reflexão, a colaboração e a autonomia e de valorizar as individualidades de cada aluno neste processo de ensinar e aprender mediado pelos laptops. Por fim, é importante ter audácia e saber arriscar-se neste contexto educacional mediado pelos laptops no sentido de aprender a aprender continuamente, de estar aberto às novas possibilidades que emergem no processo de ensinar e aprender para a formação de cidadãos críticos e participativos.Downloads
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