Memória e gênero:
incursões teóricas sobre a educação de mulheres em cursos “masculinos”
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n1p11-28Abstract
Este artigo intenciona somar na problematização e na discussão teórica sobre os processos e práticas de educação de mulheres em cursos de graduação considerados historicamente como masculinos. Situa o problema da pesquisa por meio da apresentação do lócus da pesquisa, da criação e da especificidade dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica do Campus Universitário de Tucuruí da Universidade Federal do Pará. Apresenta a articulação entre o conceito de gênero e o de memória, este último articulado à metodologia da história oral, para discutir sobre as possibilidades do estudo sobre as razões, os modos e os efeitos dos estereótipos de gênero na constituição, no decorrer dos processos formativos, das identidades de mulheres egressas desses cursos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .