Avaliação da Pós-Graduação em educação do Brasil: como superar a imprecisão que reina entre nós?
Abstract
A avaliação dos programas de pós-graduação é uma atribuição legal da CAPES e visa fornecer informações sobre o efeito das políticas implementadas ao longo dos últimos anos. É nesse contexto que o presente trabalho procura apresentar um panorama da avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) no Brasil nos triênios de 2007 e 2010. Desta forma, para o alcance do objetivo proposto, tornou-se necessária a apropriação de fontes e informações específicas, referentes às produções bibliográficas dos PPGE, extraídos da base de dados da CAPES, segundo estratificação Qualis, teses e dissertações defendidas, número de docentes permanentes e nota final da avaliação. Os dados permitem inferir que houve crescimento de PPGE em algumas regiões, ao passo que em outras se mantiveram constantes; os resultados refletem também no tempo de existência dos PPGE, em que as medianas de algumas regiões diminuíram de um triênio para o outro em decorrência de novos cursos, atrelado ao crescimento nas médias de docentes permanentes dos cursos com mais anos de fundação. No que diz respeito à produção científica, foi constatado que os programas com nota três são os mais numerosos, possuem menor tempo de existência e são pouco expressivos no quesito publicação. Sendo assim, o estudo aponta a necessidade de redefinir os recursos e a organização orçamentária para a pós-graduação, bem como a reestruturação de pressupostos e procedimentos idealizados para o Sistema CAPES de Avaliação, com intuito de equalizar as assimetrias regionais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .