Gestão democrática e currículo inventivo: enseadas que escorrem pelas curvas da educação
Abstract
O artigo problematiza o papel e as ações de gestores escolares na rede pública brasileira no que tange à concretização de propostas curriculares inventivas nos ambientes formais e não formais de ensino, com foco nos formais. Para tanto, levanta as principais características de currículos inovadores colocados em prática na atualidade, suas repercussões na experiência escolar e discutir a gestão escolar participativa e colaborativa. Metodologicamente, ao lado da revisão bibliográfica, faz-se uma seleção de experiências ocorridas atualmente, na rede pública de ensino, no Brasil, apresentadas no documentário “Quando sinto que já sei” (2014), de Antonio Lovato, Raul Perez e Anderson Lima, e estabelecem-se comparações entre elas, apontando no que divergem, no que convergem e no que se complementam. A partir disso, levantamos e discutimos os aspectos relativos ao currículo posto em prática nas diversas experiências e relacionamos com o papel do gestor escolar.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .