A atualidade de Rousseau e Kant na análise da fraude em avaliações
Abstract
Este artigo analisa os resultados de uma pesquisa feita sobre fraude em avaliações à luz das reflexões filosóficas de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e de Immanuel Kant (1724-1804) concernentes à mentira. A pesquisa foi realizada no curso de Direito. A pergunta que orientou a pesquisa foi: O que leva os estudantes a fraudarem suas avaliações? A relevância dessa questão reside no fato da avaliação ser parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem. Se ela ocorre de maneira fraudulenta, sua função de informar sobre o que foi aprendido pelos estudantes, não ocorre. A fraude acadêmica também pode comprometer a qualidade da formação ética e a qualificação para a vida profissional dos estudantes. Dentre os objetivos da pesquisa estavam a investigar as motivações para a cola; e conhecer em quais situações o estudante colava; sua visão sobre essa prática e o que vislumbrava como suas possíveis consequências. Para pesquisa de campo, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas aos estudantes. Os resultados revelam, dentre outros aspectos, diferentes motivações para prática da fraude em avaliações e que muitos dos que a praticam consideram-na moralmente incorreta.Downloads
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