O diálogo em Paulo Freire:

concepções e avanços para transformação social

Authors

  • Ernesto Ferreira Galli Universidade Federal de São Carlos
  • Fabiana Marini Braga Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n1p161-180

Abstract

Este artigo apresenta a pesquisa bibliográfica de duas obras de Paulo Freire, a "Pedagogia do Oprimido" e a "Pedagogia da Esperança", referentes à análise e comparação do conceito de diálogo, tendo em vista os diferentes contextos históricos que permearam a vida do autor. Para tanto, aplicou-se a técnica de análise de conteúdo, utilizando como critério os seguintes descritores: "dial" e "diál". Os resultados revelaram que o conceito de diálogo sofre alterações de uma obra para outra, avançando em sua perspectiva e se transformando em aspecto central na teoria de Paulo Freire. 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-05-11

How to Cite

GALLI, Ernesto Ferreira; BRAGA, Fabiana Marini. O diálogo em Paulo Freire:: concepções e avanços para transformação social. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 19, n. 1, 2017. DOI: 10.22483/2177-5796.2017v19n1p161-180. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/2522. Acesso em: 9 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos