Imagens e sonoridades: é possível fissurar cotidianos escolares?
Abstract
Este texto apresenta um vídeo de cinco minutos sobre imagens de escola, feito por docentes do grupo de pesquisa GEPECE, inserido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. Tal produção se entretece com imagens e sons que emergem durante as manifestações da Ocupação escolar nas escolas paulistas, em outubro de 2015. A partir desses dois movimentos, buscamos fazer a tessitura entre eles, propondo fissuras para pensar cotidianeidades educação. Com a música de Dani Black “O trono do estudar” (2015), com o documentário de Pronzato “Acabou a paz, isso aqui vai virar o Chile” (2016) e com os estudantes secundaristas em exercício político, desejamos pensarfazer gestos de inventar novos e diferentes modos de resistir educação. Desejamos, com este gesto, inverter uma lógica instituída, produzir uma outra abordagem da própria comunicação audiovisual com as imagens provocadas por acontecimentos inesperados que apresentam flagrantes, flashes deste cotidiano vivo, inflamado, agitado por uma ação política de defesa legítima do direito de estudar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .