Formação e a atuação do professor de educação física escolar: um estudo no estado de São Paulo
Abstract
A formação e a atuação do professor de Educação Física são assuntos que estão sempre presentes nas discussões acadêmicas, principalmente nos encontros científicos promovidos pelas Universidades e pelas Associações específicas dessa área de conhecimento. Essa pesquisa consistiu na identificação das características expressas nos cursos de Licenciatura em Educação Física nas Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de São Paulo, por meio do levantamento das estruturas curriculares que compõem esses cursos. Analisando quais são as disciplinas com maior ênfase ministradas nos cursos e pela interpretação das ementas que elas se identificam, foi possível atribuir uma característica a cada um dos cursos elencados. Foram investigadas as estruturas curriculares de 148 cursos de Educação Física que licenciam o professor para atuar em escolas formais de ensino, de um universo de 168 presentes em todo o estado de São Paulo. Em 70 cursos dos 148 analisados foi possível interpretar as ementas e referências bibliográficas indicadas nas disciplinas contempladas nos cursos. Com o objetivo de conhecer os eixos que norteiam a formação desse professor, a pesquisa buscou trazer dados sobre a adequação de uma formação inicial para uma futura atuação nas escolas. A análise dos dados, organizada em descrição, redução e interpretação, permitiu apontar 60% dos cursos com características técnico-esportivas, 30% de cursos com enfoque didático-pedagógico, 7% traduzidos com caráter humanista e 3% identificados como biologicistas. O resultado revela que após intensa literatura voltada à superação de uma fase esportivista da área, os cursos de formação docente ainda trazem uma forte tendência para essa dimensão.
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