Marcas e memórias do educador musical José Vieira Brandão no Instituto de Educação do Rio de Janeiro
Abstract
O presente texto apresenta reflexões sobre a trajetória do educador musical José Vieira Brandão (1911-2002), sobretudo, nos cursos de formação de professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, por meio da análise de diferentes documentos (auto)biográficos. O corpus documental da pesquisa é interrogado com as seguintes questões: como José Vieira Brandão ingressou no Instituto? Quais foram suas atividades e estratégias na instituição para se consolidar como docente? Depreende-se como resultado da pesquisa que suas habilidades e competências pianísticas deram-lhe significativo destaque, fato que motivou sua contratação pelos gestores da instituição. Além disso, percebem-se também que as suas viagens ao exterior e composições – principalmente, a do Hino do Instituto - foram utilizadas como estratégias no processo consolidação do docente no meio pedagógico da cidade então capital da república.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .