A política educacional do Estado prussiano na época de Kant e as tendências pedagógicas do período
Abstract
A época do Esclarecimento foi, ao mesmo tempo, uma época pedagógica. Partindo de uma visão geral sobre as tendências da pedagogia reformista no século esclarecido XVIII, este artigo discute a política educacional do Estado prussiano na época de Immanuel Kant. O Estado esclarecido-absoluto de Frederico II da Prússia começou a articular claramente a sua pretensão de dirigir e utilizar o sistema escolar para os fins do Estado e da sociedade, sem poder, contudo, superar na realidade a oposição dos representantes das estruturas escolares tradicionais. Porém, naquele tempo, o caminho a uma política educacional moderna foi aberto.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .