Aspectos do processo de institucionalização dos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia
Abstract
O objetivo do texto é averiguar, por meio da abordagem histórico-documental explanatória, o processo de institucionalização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFET, a partir dos anos de 1990, período de grandes mudanças na política, na economia e nas formas de produção e trabalho. Verificou-se no campo educacional que as ações de sua institucionalização ocorreram como política de Estado, norteada por economias industriais e novas formas de organização do trabalho. Seu desenvolvimento tinha como centralidade as demandas sociais locais e regionais. Sua expansão teve como meta a ampliação da economia local e regional vindo a potencializar o processo de sua institucionalização, cuja centralidade estava na formação profissional na dimensão ontológica do trabalho.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .