O projeto da educação para todos e seus impactos nas políticas educacionais brasileira e paulista
Abstract
Este texto apresenta uma breve análise do desenvolvimento do projeto da educação para todos, tendo em vista os impactos da Declaração Mundial sobre Educação para Todos (1990) e da Declaração de Salamanca (1994) na educação básica brasileira e paulista. A inclusão na escola regular está legislada, mas as condições para sua materialização não estão satisfeitas, sendo o acesso à educação apenas uma meia vitória que se não for acompanhado de qualidade educativa serve mais aos interesses das classes dominantes, destinando-se às classes dominadas uma educação precária, pois educação escolar não é sinônimo de escolarização. A inclusão escolar sem qualidade de ensino pode se tornar simplesmente escolarização (conclusão de um curso sem garantia de qualidade), significando para muitos apenas a passagem pela escola.O aumento significativo de vagas para alunos com deficiência, transtornos, distúrbios, dificuldades escolares de toda ordem, nas salas regulares é um tipo de avanço que, no entanto, não foi acompanhado de políticas educacionais direcionadas para a qualidade da educação para essas crianças e jovens inseridos nas escolas regulares. Pode-se afirmar que a universalização do acesso vem acontecendo, mas falta a democratização do saber para todos.
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