A plataforma digital “Currículo +” e o ensino de Ciências e Biologia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n1p191-209

Abstract

Trata-se do relato de uma pesquisa que teve como objetivo identificar e analisar o conteúdo de Ciências e Biologia disponível na plataforma digital intitulada “Currículo+” desenvolvida pela Secretaria de Educação do estado de São Paulo/Brasil. Para isso foram realizados levantamentos quantitativos e qualitativos do conteúdo disponível na plataforma, além de entrevista com  educadora da equipe pedagógica de uma Diretoria Regional de Ensino. Como resultado foi identificada a existência de correlação entre os temas de Ciências e Biologia presentes no currículo oficial paulista e os materiais disponíveis na Plataforma “Currículo+”, ainda que com certa preponderância de uns temas em relaçao a outros. Além disso, a plataforma se caracterizou como um potente recurso de inserção das tecnologias digitais na educação básica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paula Cabral Tamasauskas, Universidade de São Paulo – USP

Estudante do curso de Ciências Biológicas.

Vitoria Fernanda dos Santos, Universidade de São Paulo – USP

Estudante do curso de Engenharia florestal. 

Maria Angelica Penatti Pipitone, Universidade de São PauloESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz

Professora Associada e em regime de dedicação integral da USP- Campus ESALQ

Mestre, Doutora e Livre Docente na área de Educação com ênfase na área de formação de professores e políticas educacional. Leciona nos cursos de Licenciatura em Ciências Agrárias e Biológicas da ESALQ/USP e no Programa de Pós-0Graduação Interunidades Esalq/Cena( PPGI)

Published

2018-04-24

How to Cite

TAMASAUSKAS, Paula Cabral; SANTOS, Vitoria Fernanda dos; PIPITONE, Maria Angelica Penatti. A plataforma digital “Currículo +” e o ensino de Ciências e Biologia. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n1p191-209. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/2945. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos