O SPAECE e o trabalho pedagógico das escolas Cearenses:
o que revelam os coordenadores pedagógicos?
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n1p211-226Abstract
Este artigo analisa as interferências do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) nas formas de organização do processo pedagógico das escolas cearenses na perspectiva dos coordenadores pedagógicos. Utilizou-se o método qualitativo de investigação, com fundamento em entrevistas semiestruturadas com coordenadoras pedagógicas do município de Cruz (CE). Os resultados apontam o SPAECE como sendo um mecanismo de controle que visa maior eficiência no sistema educacional cearense. O SPAECE também pode ser identificado como uma estratégia de indução de qualidade e como meio de prestação de contas e de responsabilização, imbricado a um processo de incentivo e premiação e, por consequência, com evidentes interferências na organização pedagógica das escolas. Conclui-se que o SPAECE, no âmbito do sistema educacional cearense e com lugar de destaque na educação do estado, é utilizado como mecanismo que permite acompanhar, mensurar e controlar a qualidade da educação e, consequentemente, tem influenciado significativamente a gestão pedagógica das escolas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .