A República e o cidadão:
propostas para o ensino de Educação Moral e Cívica no Paraná - (1906 a 1910)
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p397-417Abstract
O objetivo deste artigo é fazer circular os resultados de investigação desenvolvida por meio de projeto de pesquisa associado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. O procedimento definido para a pesquisa considerou as metodologias cunhadas no campo da História da Educação que tomam a Imprensa Pedagógica como foco de estudos. A análise se inseriu no campo da Nova História Cultural, mais precisamente, vinculou-se aos conceitos de Representação e Apropriação, desenvolvidos por Roger Chartier. Os resultados apontaram, nos discursos publicados no periódico, em consonância com os resultados de outros estudos divulgados pela historiografia da educação, sobretudo nos últimos 20 anos, o destaque ao ensino de Educação Moral e Cívica como elemento primordial na formação dos “recém-nascidos” cidadãos republicanos paranaenses.
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