Expansão do mercado escolar, parentocracia e o Colégio Militar de Campo Grande (CMCG)
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p459-479Abstract
Neste texto são discutidas as estratégias familiares de escolarização, principalmente no que se referem aos investimentos familiares no “mercado escolar”, constituído por estabelecimentos escolares que visam o acesso e permanência no Colégio Militar de Campo Grande (CMCG)[1]. Busca-se compreender essas estratégias e os tipos de investimentos nesse mercado em expansão. As fontes utilizadas são sites escolares, folders, artigos em jornais e revistas, relatórios oficiais do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) e do CMCG - analisados com base em estudos bourdieusianos. As informações produzidas e analisadas atestam a existência de um “mercado escolar” emergente em Campo Grande-MS, isto porque as famílias não creditam exclusividade do ensino aos estabelecimentos escolares, haja vista a busca por serviços de apoio e reforço escolar que se avolumam no município estudado.
[1] O Colégio Militar de Campo Grande faz parte do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), sendo este um dos subsistemas de ensino do Exército, tendo sob sua responsabilidade a educação básica no nível fundamental, do 6º ao 9º ano, e no nível médio.
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