Expansão do mercado escolar, parentocracia e o Colégio Militar de Campo Grande (CMCG)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p459-479

Abstract

Neste texto são discutidas as estratégias familiares de escolarização, principalmente no que se referem aos investimentos familiares no “mercado escolar”, constituído por estabelecimentos escolares que visam o acesso e permanência no Colégio Militar de Campo Grande (CMCG)[1]. Busca-se compreender essas estratégias e os tipos de investimentos nesse mercado em expansão. As fontes utilizadas são sites escolares, folders, artigos em jornais e revistas, relatórios oficiais do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) e do CMCG - analisados com base em estudos bourdieusianos. As informações produzidas e analisadas atestam a existência de um “mercado escolar” emergente em Campo Grande-MS, isto porque as famílias não creditam exclusividade do ensino aos estabelecimentos escolares, haja vista a busca por serviços de apoio e reforço escolar que se avolumam no município estudado.

 

[1] O Colégio Militar de Campo Grande faz parte do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), sendo este um dos subsistemas de ensino do Exército, tendo sob sua responsabilidade a educação básica no nível fundamental, do 6º ao 9º ano, e no nível médio.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Miriam Ferreira de Abreu da Silva, UFMS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Orientadora Educacional do Colégio Militar de Campo Grande. 

Jacira Helena do Valle Pereira Assis, UFMS

Doutora em educação pela FE/USP. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação da FAED/UFMS e Antropologia Social/FACH/UFMS, Brasil. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação – GEPASE/UFMS.

 

Published

2019-08-30

How to Cite

SILVA, Miriam Ferreira de Abreu da; ASSIS, Jacira Helena do Valle Pereira. Expansão do mercado escolar, parentocracia e o Colégio Militar de Campo Grande (CMCG). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n2p459-479. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/3352. Acesso em: 12 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê - Dimensões socio-histórico-culturais da educação escolar