Da avaliação em larga escala ao furor avaliativo
a degradação do ato educativo
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n3p945-964Abstract
Este artigo aporta uma reflexão acerca dos efeitos das políticas educacionais de avaliação da educação básica associadas às políticas de responsabilização escolar, enquanto dispositivo da nova gestão pública. A partir do aporte teórico dos estudos de politicas públicas de educação e de fundamentos do campo de pesquisa em psicanálise e educação, apresentam-se os resultados de uma investigação de pós-doutoramento, de cunho qualitativo e exploratório, que investigou as práticas discursivas em relação ao uso dos resultados das avaliações externas como meio de gestão e responsabilização escolar. Por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo foram entrevistados dez profissionais, entre diretores, coordenadores pedagógicos e professores, da rede estadual de São Paulo. A análise de tais discursos revela o furor avaliativo como uma saída perversa à educação escolar, o qual conduz à paixão instrumental e tende à degradação do ato educativo.
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