2030 Agenda

challenges of Inclusive Pedagogy to Physical Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n3p721-739

Keywords:

Inclusive education, Physical education, Motor activities, 2030 Agenda

Abstract

Inclusive Education remains a major challenge for all education systems. Consecrated with one of the Millennium Goals, Inclusion faces difficulties to assert itself in educational systems that were not designed to deal with the entire universe of students. This essay presents the concept of Inclusion and discusses this concept in its relationship with the values and practices of Physical Education. Five challenges are also discussed, which assume greater relevance when it comes to creating effective inclusive environments in the area of motor activities: activities, methodologies, evaluation, cooperation and training of teachers and the creation of inclusive environments.

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Author Biographies

Luzia Lima-Rodrigues, Universidade Lusófona de Lisboa

Dedica sua vida promovendo a equidade e a inclusão na educação e na sociedade. Sua luta pelos Direitos Humanos começou no Brasil, onde foi diretora de uma faculdade de educação e trabalhou, sobretudo, na formação de professores de origem social baixa. Doutora em Educação, apoia escolas públicas para garantir a aprendizagem de alunos desfavorecidos e com dificuldades de aprendizagem. Formada em Psicopedagogia e em Sociodrama. Dirige grupos de educadores-atores que dramatizam ?cenas escolares?, promovendo reflexões críticas sobre exclusão e demonstrando como as pedagogias podem ser mais inclusivas. Em Portugal, é vice-diretora do Mestrado em Educação Especial da Universidade de Humanidades e Tecnologias de Lusófona, é professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e CEO da Vindas Educação Internacional. 

David António Rodrigues, Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana/Fórum de Estudos de Educação Inclusiva

Professor de Educação Especial, ingressou como docente na Universidade Técnica de Lisboa em 1980. Doutorou-se com uma tese sobre crianças com Paralisia Cerebral e obteve o título de ?Agregado? na mesma Universidade em 1999. Em 2016 iniciou a carreira de docente universitária como Professor Catedrático (UPt). Coordenou o Pólo do Projeto Minerva da Universidade Técnica (1987/1993), - Tecnologias Digitais para alunos com deficiência. Na mesma Universidade coordenou o Mestrado em Educação Especial (1991-2009) e o Curso de Terapias Expressivas (1999), primeiros cursos com esta temática em universidades portuguesas. Lecionou como Professor Convidado em várias universidades portuguesas (Porto, Coimbra, Lisboa, Açores) e estrangeiras (KUL -Bélgica, UNICAMP, UEDESC, UNESP e UFES -Brasil e USJ - China) entre outras. Realizou um pós-doutoramento na Virginia State University (EUA).

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Published

2020-12-23

How to Cite

LIMA-RODRIGUES, Luzia; RODRIGUES, David António. 2030 Agenda: challenges of Inclusive Pedagogy to Physical Education. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 22, n. 3, p. 721–739, 2020. DOI: 10.22483/2177-5796.2020v22n3p721-739. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/3905. Acesso em: 9 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê - Educação Física Escolar