A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS: PERSPECTIVAS INICIAIS ACERCA DOS PROCESSOS DE COMPOSIÇÃO
Abstract
Este trabalho apresenta as primeiras análises acerca da composição de textos multimodais por alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual profissionalizante de Horizonte (CE) durante uma oficina de criação de narrativas digitais. Tais composições, entendidas como curtas narrações que agregam texto verbal, imagem, sons etc., foram produzidas em situação de ensino, utilizando a ferramenta de apresentação e criação de slides do BrOffice. Objetivou-se compreender os processos dos redatores na construção de narrativas multimodais digitais. Os dados foram obtidos através da observação da pesquisadora e das produções dos sujeitos. As observações iniciais apontam a imagem como protagonista de várias produções, tornando-se, inclusive, o ponto inicial para a geração e organização de ideias. Os dados, resultados e as análises integram o projeto de mestrado “Composição de narrativas digitais: um estudo sobre processos e componentes de redatores”, em curso no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA-UECE). Já nesta fase, observa-se a relevância de compartilhar entre pesquisadores e professores os dados obtidos, acrescentando outra visão acerca do processo de composição das narrativas multimodais que serão também relevantes para a compreensão da escrita para web.Downloads
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